Onde estamos

Rua José Getúlio, 360
Cj. 52 Aclimação
São Paulo/SP

Fale conosco

(11)9.9455.2341

Horário de atendimento

Seg. à Sex: 09h- 19h
Sáb: 09h - 14h

Pré-agendamento

Faça seu pré-agendamento online e agilize seu atendimento!

Como me preparar para a primeira consulta do meu filho com o odontopediatra?

O maior receio dos pais é de qual será a reação da criança na consulta com o dentista, essa realmente é  uma preocupação muito comum e que leva muitos pais a postergarem esse momento.

Mas não há com o que se preocupar , quanto mais cedo a criança for ao dentista e realizar consultas periódicas menos problemas de origem bucal ela vai ter e melhor será seu comportamento com o passar do tempo.

Algumas dicas importantes são:

-Evitar em casa palavras que possam vir a trazer medo relacionadas a consulta como : agulha, injeção, sangue, dor.

-Evitar contar histórias ruins sobre vivências familiares no dentista “ Olha , quando eu era pequeno fui ao dentista e ele arrancou três dentes meus de uma só vez” , “ eu não gosto de ir no dentista porque ele tem uma injeção enorme lá” ou “ se você não escovar os seus dentes direito vou te levar no dentista e ele vai ter que arrancar os seus dentes”. As crianças prestam muita atenção nas histórias contadas pelos familiares e isso leva elas a terem um medo indireto do consultório odontológico, dificultando a primeira consulta.

-Tente não demonstrar a sua preocupação para seu filho, no momento do atendimento , tente  ser confiante  e tranquilo com o que está sendo feito. Da mesma forma como em casa , dentro do consultório algumas palavras que possam causar medo são proibidas, como : sangue, vai doer, agulha, injeção.

É super comum crianças pequenas chorarem na primeira vez que vão ao consultório , nós odontopediatras estamos preparados, por isso ao chegar ao consultório primeiro brincamos com a criança e mostramos tudo que tem lá dentro , muitas vezes o que será feito é primeiro demonstrado em um boneco ou no próprio acompanhante, para depois ser feito na criança.

Em um primeiro momento o odontopediatra faz um questionário com os pais para avaliação da saúde geral e bucal, hábitos e é muito interessante a criança participar e ajudar a responder as perguntas para uma interação inicial.

Ao mesmo tempo que estamos realizando o questionário, a criança poderá ir se familiarizando com o ambiente.

Depois disso é que vamos finalmente sentar na cadeira do dentista.

Em todas as primeiras consultas nos também realizamos uma profilaxia dentária, porque com os dentes limpos conseguimos realizar uma melhor avaliação de todas as partes da boca. 

Com todas essas informações em mãos apresentamos um plano de tratamento .

Caso não tenha necessidade de nenhuma intervenção, juntamos todas as informações colhidas e finalizamos com uma avaliação do risco de cárie para definirmos juntos as estratégias preventivas e melhor intervalo de tempo entre as consultas.

Ao final de cada consulta a criança recebe um reforço positivo, temos uma gaveta com brindes, os pequenos adoram.

Portanto, fiquem tranquilos, quanto mais cedo e mais vezes a criança visita o consultório odontológico , mais ela se acostuma com o ambiente e procedimentos, mais laços de confiança ela cria com o profissional, e caso, por algum motivo precise passar por algum tipo de procedimento mais complicado estará condicionada para um melhor andamento do tratamento.

Qualquer dúvida , entre em contato através do nosso e-mail ou WhatsApp, estaremos prontos para atendê-los.

AGENDE SUA CONSULTA

Clique no botão abaixo para agendar sua consulta via whatsapp ou tirar dúvidas!